Como montar um cardápio online para seu restaurante delivery

Hoje em dia, as pessoas preferem fazer compras e adquirir produtos pela internet por causa da facilidade e praticidade. Por isso, os restaurantes delivery devem montar cardápio online, esse recurso é essencial para negócios desse setor atingirem um bom resultado.

Isso ajuda a se destacar e marcar presença em meio a diversas alternativas que o consumidor pode encontrar. Ao buscar um restaurante que faça entregas, a pessoa pode desistir de comprar em um lugar que não tenha o cardápio acessível.

Além disso, esse recurso bem elaborado traz vantagens para o estabelecimento, por exemplo:

  • Ajuda a divulgar a marca;
  • Aumenta o número de clientes;
  • Ajuda a fidelizar os clientes;
  • Ajuda a criar a identidade visual.

Por isso, é importante que a empresa esteja presente no ambiente virtual. Destacar-se na navegação online faz com que a marca e os produtos alcancem mais pessoas. O cardápio online faz parte desse tipo de presença.

A empresa pode aplicar técnicas de soluções em gestão ou contratar uma instituição especializada nesse setor administrativo. Dessa forma pode garantir a união das necessidades dos clientes com as prioridades financeiras.

Uma boa administração traz retorno positivo para a firma e a marca. Mas isso depende da forma como acontece a divulgação, o marketing, a colocação da empresa no mercado e a relação da marca com o público alvo.

No caso de estabelecimentos que trabalham diariamente com alimentos, um software para distribuidoras de alimentos pode ajudar na organização do fluxo da empresa. Isso inclui a administração e direcionamento do marketing online.

Porque montar um cardápio online

Mas afinal, por que um restaurante deve montar um cardápio online? Primeiro é necessário pensar nas informações que o cliente encontra quando senta em um restaurante e solicita um cardápio. 

Se o estabelecimento oferece um serviço de delivery e está investindo em buscas online, essas mesmas informações precisam estar disponíveis na página da empresa. 

Informar a qualidade dos alimentos

Uma informação importante que o cliente precisa saber é a qualidade dos alimentos que está escolhendo, isso pode ser feito ao descrever o item. 

Explicar como aquela refeição é preparada, a quantidade de ingredientes e quando será preparado são algumas dicas de como informar a qualidade dos produtos.

Apresentação da marca

Muitas vezes, uma pessoa pesquisando por restaurantes que façam delivery vai entrar em contato com a marca da empresa pela primeira vez através do cardápio online. Por isso é importante apresentá-la ao consumidor de forma clara, dinâmica e informativa.

Lembrando que essa apresentação ajuda a construir a identidade visual e criar um vínculo entre a empresa e o cliente.

Honestidade e transparência

Assim como o cardápio físico, a página online precisa ter informações honestas. É muito importante criar um cardápio online que leve esse conteúdo até o cliente. 

Apresentar dados reais sobre os alimentos, valores e como a refeição é produzida é essencial para estabelecer uma relação de confiança com o consumidor.

Escolha dos pedidos

Outro motivo para criar um cardápio online é proporcionar meios dinâmicos e fáceis para o cliente escolher seu alimento. 

É importante que a navegação na página seja fácil e prática, isso conquista a atenção das pessoas.

Como montar um bom cardápio online?

Depois de entender porque montar um cardápio online e o que o estabelecimento ganha com isso, é interessante conhecer algumas dicas. 

Assim é possível elaborar um bom site para aprimorar a relação entre os clientes e o restaurante.

1 – Estudar referências

Estudar referências significa criar seu próprio repertório de informações. Ou seja, é importante pesquisar o que já existe, dentro e fora da internet, para conseguir elaborar uma página que chegue o mais próximo possível daquilo que foi pensado.

Avaliar as interações do público-alvo e alinhar essas informações com as cores e formatos da identidade visual da marca ajuda a criar um site adequado para a empresa. Por isso, é importante analisar as referências disponíveis.

Assim é possível escolher cores, fontes e formatos para criar algo dinâmico e funcional, diferente de tudo o que já foi visto.

2 – Escolher imagens com cuidado

As imagens que o cliente vai ver nesse cardápio online são muito importantes. 

Se o estabelecimento utiliza rótulos personalizados em seus produtos, é interessante colocar imagens destes no cardápio.

Isso vai mostrar ao cliente que o local trabalha com uma identidade própria em suas entregas. Essa informação ajuda a criar um vínculo com o cliente. 

Ao comprar um alimento por delivery é sempre bom saber como essa refeição será transportada. Por isso as imagens das caixas de pizza são uma boa dica.

Outra informação interessante para mostrar para o consumidor é o uso de etiquetas adesivas para identificação. Esse item mostra o cuidado que a empresa tem com seus clientes ao individualizar os pedidos e separar cada um deles.

Deixar isso visível no cardápio através de fotos ajuda a ganhar confiança. Além disso, é essencial ter fotos das refeições, mostrando como aquele produto realmente é. 

3 – Escolher a plataforma utilizada

Uma dica importante é fazer uma escolha adequada da plataforma que vai receber o cardápio online. É fundamental que o consumidor consiga abrir o site em qualquer dispositivo de forma fácil e prática.

Se a página não funcionar nos aparelhos do cliente, ele vai desistir de fazer suas compras naquele local e procurar outro estabelecimento.

4 – Definir os valores e texto

Quando for definir o valor dos produtos, uma dica é utilizar números quebrados. Os clientes são mais atraídos por preços fracionados do que valores inteiros. 

Além disso as alterações de preço não devem ser feitas com curto intervalo de tempo. Se o estabelecimento corrigir os valores com intervalos maiores será mais fácil fidelizar os clientes.

Uma dica importante é em relação aos erros de escrita. O texto deve ser elaborado com cuidado e revisado para que a empresa apresente um conteúdo bem produzido.

5 – Fazer gestão do estoque

Quando falamos em conteúdo digital pouco se pensa na parte física do negócio. Uma dica importante é manter um controle do caixa e do estoque de itens. 

Com um sistema de fluxo de caixa e estoque é possível saber como está a receita do restaurante e identificar os ingredientes que precisam ser reabastecidos. Isso garante que não vai faltar nada no momento de montar o pedido.

O controle de entrada e saída de itens deve considerar não apenas os ingredientes e alimentos usados para os pedidos dos clientes, é importante incluir tudo o que a empresa usar em sua rotina.

A fita de cetim personalizada que fecha a embalagem, por exemplo, também precisa entrar nos cálculos, porque faz parte do orçamento da empresa. 

A mesma situação acontece com os gastos de energia, contas de internet, produtos de limpeza do local, salário dos funcionários e tudo o que implica em gasto para a empresa. 

Recipientes que forem necessários também devem ser contabilizados, por exemplo a embalagem blister

Isso permite um controle exato do setor financeiro daquele estabelecimento e evita problemas. É possível lidar com situações antes delas acontecerem.

6 – Manter o cardápio atualizado

Outra dica essencial é manter o cardápio online com as informações sempre atuais. É muito frustrante procurar por uma refeição online e, no momento final, perceber que o restaurante não trabalha mais com aquele alimento.

Isso ajuda a passar as informações corretas para o cliente e mantém o vínculo de confiança entre o consumidor e o estabelecimento. É importante transmitir o conteúdo correto e atualizado.

Um restaurante que informa um item em seu cardápio mas não possui mais aquele prato, para o cliente não está sendo honesto com seus consumidores. Isso traz resultados negativos para a empresa.

Uma boa logística de armazenagem e distribuição ajuda a administração do local a ter um controle de tudo o que precisa ser feito. Assim é possível ter os afazeres em dia e manter o cardápio sempre atualizado.

A importância do cardápio online

Em parte pela falta de tempo no cotidiano atual, em parte pela facilidade oferecida, muitas pessoas preferem realizar suas compras online hoje em dia. Isso inclui o setor de alimentos. 

Uma parcela significativa dos empreendimentos alimentícios aderiu ao sistema de delivery para atender a demanda do público-alvo. Atender essas pessoas significa ter um sistema de informações acessível e permitir que sua empresa seja localizada no meio online.

Por isso, é importante criar um cardápio online, que deve ser bem elaborado para conquistar a confiança dos clientes, fidelizando-os.

Lembrando que é necessário planejamento e estudo do mercado e das necessidades do público-alvo, só assim é possível atender a demanda dos clientes e ter o retorno que a empresa precisa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.