O que a pandemia pode nos ensinar sobre a importância da presença online

Se você é empresário e já vinha se perguntando sobre a importância da presença online para o seu negócio, com a chegada da pandemia isso pode ser visto na prática, não é mesmo?

As pessoas possuem cada vez mais o hábito de utilizar o seu smartphone e a internet para consultar sobre qualquer assunto, para pagar uma conta ou para fazer a compra de um produto. 

Isso porque a tecnologia trouxe uma série de facilidades para o dia a dia, mostrando que é possível otimizar uma série de atividades da nossa rotina com o auxílio de pouco cliques. 

Uma empresa de móveis planejados que percebeu essa demanda e se voltou também para um trabalho virtual pode sentir que o público está migrando para encontrar soluções que podem ser adquiridas virtualmente. 

Mais recentemente, com a presença da epidemia do coronavírus no cenário global, muitas companhias foram impactadas negativamente, mas principalmente as que não investiram em uma estrutura online de atendimento ao público. 

Ou seja, foi possível sentir na pele os efeitos de deixar para depois o investimento em uma presença virtual. 

Para mudar essa situação, o uso do marketing digital se torna indispensável, sendo uma solução eficaz para que as empresas possam recuperar o tempo perdido e potencializar os seus resultados na internet. 

Sendo assim, se você quer entender melhor sobre a importância da presença online do seu negócio no mundo virtual, siga na leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto. 

A importância da presença online 

As empresas de consultoria ambiental, assim como outras de diferentes segmentos, precisam se atualizar seguindo formatos que, apesar de serem praticados por vários estabelecimentos, funcionam e trazem resultados efetivos. 

A presença online é um desses aspectos. Hoje, estar visível na internet para o público da sua companhia é fundamental para o crescimento e o sucesso do negócio, uma vez que isso permite que ações simples sejam realizadas, tais como:

  • Divulgação da marca;
  • Apresentação de produtos;
  • Relacionamento com os consumidores;
  • Conquista de novos clientes; 
  • Fidelização do público.

Com esses elementos, facilmente uma empresa de instalação de ar condicionado que atua na internet pode se destacar dos seus concorrentes, alcançando os seus objetivos de divulgação virtual. 

Em março de 2020 o cenário mudou para muitos estabelecimentos: a chegada da pandemia trouxe uma série de restrições e limitações no atendimento ao público, o que impactou ou até mesmo impossibilitou o funcionamento de vários negócios. 

Aqueles que já estavam atuando na internet puderam diminuir os desafios da crise financeira decorrente dessa epidemia, porém, os que ainda não tinham meios de vender na internet foram fortemente prejudicados, chegando até a fechar as portas de vez. 

A presença online, nesse sentido, foi o que salvou muitos negócios da falência, ajudando a repor parte de renda com vendas a distância, já que o isolamento social imposto teve de ser seguido pela grande maioria da população. 

Assim, um profissional que trabalha com consultoria em engenharia mecânica se viu obrigado a adaptar o seu formato de trabalho para o mundo virtual, realizando reuniões por chamada de vídeo, garantindo que o seu cliente pudesse ser atendido com mais segurança.

Se os dados relacionados às vendas online já vinham ganhando destaque no pré-pandemia, após esse período é possível que muitos hábitos implementados atualmente passem a ser cada vez mais comuns na rotina das pessoas. 

Sendo assim, os estabelecimentos que desejam passar por esse período, sem prejudicar ou inviabilizar o seu projeto, devem conhecer alguns movimentos online que estão ajudando outras empresas a passar por esse momento.

Movimentos online para sobreviver à crise

Depois de saber qual a importância de estar presenta na internet, é fundamental fazer um planejamento e colocar em prática algumas ações para movimentar o seu negócio no mundo virtual e, com isso, sobreviver durante a crise e evoluir depois dela.

01. Utilizar mais as redes sociais

Um buffet para debutantes que já estava iniciando a movimentação das suas redes deve investir ainda mais nessas plataformas, uma vez que elas se tornaram um meio direto de relacionamento com os clientes. 

É por ali que se pode entender melhor as necessidades dos clientes em tempos de pandemia e investir em soluções para resolver a dor do seu público. 

02. Atualizar o site com conteúdos relevantes

Manter o seu site sempre em dia com as novidades do seu segmento é importante, ao mesmo tempo em que disponibilizar conteúdos relevantes para os clientes pode ser um meio eficaz de aumentar as vendas. 

Uma distribuidora de EPI, por exemplo, precisa desenvolver textos, vídeos ou outros tipos de materiais que reforcem a necessidade de usar equipamentos de proteção individual, principalmente em tempos de pandemia. 

Ela ainda pode elaborar conteúdos que dão dicas de higienização dos seus produtos, mantendo o público cada vez mais informado. 

03. Contato via e-mail marketing e WhatsApp

Como a maioria das pessoas está preferindo a realização de compras online em vez de se deslocar até uma loja física, é interessante manter a sua empresa sempre acessível para os clientes.

Uma forma rápida e eficaz de fazer isso é investir no envio de e-mail marketing e de mensagens no WhatsApp, já que esses são canais dinâmicos e que podem ser fundamentais para um contato mais próximo com os consumidores. 

04. Realizar campanhas e usar estratégias digitais

Um recurso eficaz que pode ser usado por uma fábrica de portões automáticos, ou por uma empresa de outro segmento, é desenvolver campanhas de marketing ou usar estratégias digitais que alcancem o público-alvo do negócio. 

Para isso, fazer anúncios pode ser uma forma interessante de ser visto por quem ainda não conhece o seu estabelecimento e, ao mesmo tempo, oferecer condições especiais para quem já fez compras com a sua loja pode ser um meio de fidelizar essas pessoas. 

05. Buscar posicionamento no Google

Como é de se imaginar, se o potencial cliente das empresas de engenharia elétrica precisa contratar esse tipo de serviço, ele vai procurar no Google, fazendo uma pesquisa rápida pela internet. 

Sendo assim, nada mais importante do que buscar um bom ranqueamento do seu site nos buscadores, que pode ser feito tanto por link patrocinado como com as técnicas de otimização, sendo esses investimentos bastante válidos para os tempos de crise. 

Esses são apenas alguns dos movimentos que podem ser feitos no mundo virtual com o intuito de aumentar a visibilidade do seu negócio, de maneira que os clientes possam encontrar a sua empresa e realizar compras virtuais.

Dicas para alavancar a presença de uma marca na internet

Se você já investia na presença online do seu negócio no mundo virtual, mas reconhece que é necessário alavancar a sua marca para melhorar os resultados, é possível utilizar algumas estratégias promissoras, tais como:

  • Investimento em SEO;
  • Usar o marketing digital;
  • Produzir conteúdo relevante para blog e redes sociais;
  • Investir no web design do site da empresa;
  • Ter landing pages chamativas para atrair leads; 
  • Elaborar conteúdos multimídia e explorar o audiovisual.

Investir em SEO (Search Engine Optimization) pode ser fundamental para otimizar a sua página e garantir que ela seja encontrada durante uma busca no Google. 

Sendo assim, não deixe de selecionar as melhores palavras-chave do seu segmento, usar boas fotos, garantir o formato responsivo da sua página e apostar em títulos atrativos, possibilitando a melhora do posicionamento do seu link na internet. 

Ao mesmo tempo, é fundamental que o marketing digital seja aplicado ao seu negócio, tanto por meio da produção de conteúdos relevantes para o blog da sua marca e para as redes sociais, como em elementos de publicidade patrocinada que trazem resultados. 

Além disso, é importante que o seu site esteja bonito e atrativo, para que qualquer visitante se sinta confortável durante a navegação e tenha facilidade em realizar uma compra ou ter um suporte rápido em qualquer dúvida. 

Usar landing pages também é essencial nas estratégias de marketing para qualquer negócio, principalmente porque elas ajudam na captação de leads, que serão utilizados na prospecção de novos clientes para a sua empresa. 

Por fim, vale apostar também na produção de conteúdos multimídia, ou seja, materiais dinâmicos que explorem o audiovisual, tanto no seu site quanto nas suas redes. 

Isso porque esse tipo de conteúdo costuma ser bastante atrativo, chamando a atenção das pessoas para o que você está divulgando. 

Dessa maneira, é indicado que você aposte na produção de vídeos, por exemplo, já que eles são um tipo de material de fácil consumo, criando um engajamento interessante, e estimulando o compartilhamento nas redes sociais. 

As dicas abordadas neste conteúdo podem ser de grande importância para quem precisa investir na presença online do seu negócio, mas não sabia por onde começar. 

Afinal, além de ser visto mais facilmente pelos clientes, a empresa consegue melhores resultados, aumentando o seu lucro e mantendo o seu negócio ativo mesmo em tempos de pandemia. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.