A importância de um site para seu escritório de engenharia

Ter um site para escritório de engenharia é importante para empresas deste segmento. Aliás, qualquer instituição ou profissional precisa investir nesse recurso, pois o site é, atualmente, a porta de entrada para o relacionamento entre a marca e o consumidor.

Quem ainda não se adaptou ou está relutante em aderir aos sites, precisa pensar na seguinte questão: quantas empresas de sucesso não têm um site próprio? A resposta é simples e fácil, nenhuma!

Independentemente do segmento de atuação ou porte da empresa, ter um site é essencial para qualquer tipo de negócio. Trata-se de uma presença digital mínima que qualquer instituição precisa.

Agora, se o seu escritório de engenharia já possui um site, é o momento de saber como trabalhá-lo para atingir bons resultados e, é claro, conquistar um número maior de clientes para a marca.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do site para os escritórios de engenharia (empresas B2B), que tipo de estrutura ele deve ter e quais pontos devem ser considerados ao construir um site. Acompanhe.

Importância do site para empresas B2B

Quando pensamos na importância de ter um site, não fica difícil entender a sua necessidade no dia a dia das organizações. Estamos vivenciando a era digital, onde as pessoas estão cada vez mais conectadas e, por isso, todo canal de comunicação virtual é muito importante. 

O site é um deles, assim como:

  • Redes Sociais;
  • Blogs;
  • E-mail;
  • Aplicativos de mensagem.

Só que o site será o primeiro lugar onde a maioria dos clientes terá acesso a uma marca. Isso porque as pessoas costumam pesquisar o que precisam no Google, e aí encontrar os sites das empresas.

Por exemplo, se uma pessoa pesquisar por administradora predial no Google, vai ter como resultado diversos links de sites de empresas que ofereçam esse serviço. Portanto, ter um site é o primeiro passo para que o escritório seja encontrado.

Além disso, quando uma pessoa acessa a plataforma de um negócio, consegue conhecer mais sobre ele, por isso chamamos esse canal de “institucional”.

É no site que as empresas vão falar um pouco mais sobre si mesmas e o que fazem, possibilitando que o cliente conheça melhor a marca. Exatamente por isso é comum encontrarmos uma aba chamada “Sobre nós” no menu do portal.

Também é no site que o escritório vai expor seus trabalhos, como foram feitos, quando e para quem. Expor o portfólio é essencial para provar para o futuro cliente que a sua empresa tem plenas condições de atendê-lo.

Só que não dá para fazer isso numa rede social, é necessário usar um canal oficial, então, nada melhor do que o próprio site. Se pesquisarmos sobre reforma de alto padrão no Google, vamos encontrar todas as empresas que ofereçam isso ou informações a respeito desse assunto.

Mas para conquistar a confiança do cliente, é necessário credibilidade – e os sites conferem isso aos negócios. Isso, consequentemente, vai interferir na quantidade de clientes, portanto, quanto melhor for o site, mais fácil de conquistar um novo consumidor.

Estrutura comum para o site de uma empresa de engenharia

Até aqui, você entendeu a importância de ter um site para empresas B2B, como no caso dos escritórios de engenharia. Mas mesmo que o atendimento seja feito para clientes finais, é importante contar com uma plataforma institucional.

Exatamente por isso, existem sites de empresas de projetos de engenharia SP, mas também de outros segmentos. Isso porque eles trazem benefícios como:

  • Tornar a empresa encontrável;
  • Apresentar os projetos realizados;
  • Aumentar a credibilidade;
  • Gerar mais negócios;
  • Captar novos colaboradores.

Só que é importante se atentar quanto à estrutura necessária, então, para isso, é necessário fazer um planejamento. Ele envolve o escopo das páginas e suas funcionalidades.

Como dicas estruturais, podemos elencar: 

1 – Página inicial

Esta é a página onde a empresa expõe sua identidade, o que ela tem de diferencial, os projetos que já foram realizados, dados de contato, certificações e alguns links, como perfil nas redes sociais.

É comum que aqui se encontre um banner com imagens, o que dá mais movimento para a página e proporciona uma comunicação mais rápida e eficiente com quem visita a sua plataforma on-line.

2 – Página de apresentação

Ao entrar em sites de empresas de gerenciamento de obras, encontramos a página de apresentação institucional da marca, onde se fala um pouco da história e até mesmo de sua estrutura física.

Aqui, o ideal é inserir um texto que fale sobre esses aspectos e que contenha algumas imagens. Pode-se falar um pouco sobre política de qualidade, certificações e sustentabilidade.

3 – Página sobre área de atuação

Aqui são apresentadas as áreas de atuação, que envolvem os serviços que a organização dispõe. Cada serviço deve ser incluso em uma página, pois dessa forma é possível garantir uma presença on-line maior.

Usando um texto informativo e imagens para ilustrar, até a performance do site nos buscadores, como Google, é melhorada. Lembre-se, aparecer entre os primeiros resultados é o sonho de toda marca. 

4 – Página de projetos realizados

É importante mostrar o que o negócio já realizou, como as empresas de projetos de instalações elétricas fazem. Isto é conhecido como portfólio e é uma forma de garantir mais credibilidade no mercado.

Cada projeto deve ser inserido em uma página, onde é preciso informar o nome, o cliente, a data de conclusão, texto informativo e imagens da obra. Dessa forma, os clientes conseguirão observar como o seu negócio é comprometido. 

5 – Página de apresentação de clientes

É importante ter uma página de apresentação que inclua os logotipos dos clientes. Ela pode ser simples, mas ajuda a ganhar notoriedade e respeito na área de atuação. É muito semelhante ao portfólio citado anteriormente. 

A diferença é que, neste caso, você vai citar apenas os nomes dos clientes da companhia, sem expor os projetos e trabalhos realizados. 

6 – Página de contato

Nesta página, é preciso incluir um formulário de contato direto com a organização. Ele deve ser curto, incluindo campos para preenchimento como nome, e-mail, telefone, assunto e mensagem.

Por meio desta página você conseguirá gerar diversos leads, o que é de extrema importância para qualquer tipo ou segmento de negócio. Lembre-se, seja breve nas informações, os clientes não querem preencher diversos tópicos.

7 – Página “trabalhe conosco”

Também deve ser criado um formulário de contato direto com a empresa de reforma de piso de madeira, por exemplo. Nele, o candidato pode fazer o upload de seu currículo, então, a organização terá um bom banco de candidaturas.

A página é de grande valia, principalmente, porque muitas pessoas têm o interesse de trabalhar na instituição, mas não sabem por onde enviar o currículo ou manter contato. A página é uma facilidade dupla, tanto para o público quanto para a instituição. 

8 – Página de localização

Nesta página deve ser incluso o mapa de localização do negócio no Google Maps. Além disso, também deve ser disponibilizado o endereço (ou endereços) de suas filiais. 

Essa atitude vai garantir, até mesmo, um aumento na quantidade leads. Pois os clientes vão entrar em contato e perceber que existe uma unidade mais próxima deles. Garantindo, possivelmente, uma venda ou, pelo menos, um contato. 

Pontos a serem considerados ao construir um site

Existem alguns pontos importantes a serem considerados no que diz respeito à construção de um site. Isso é válido para qualquer tipo de empresa, desde uma de serviço de reflorestamento até os escritórios de engenharia. 

Entre os pontos que devem ser valorizados e utilizados, temos, por exemplo: 

Layout da página

O layout é a organização dos elementos gráficos, que dão forma à parte visual. Esses cuidados ordenam textos, imagens, vídeos e outros componentes. O objetivo é trazer harmonia e qualificar a visualização pelo usuário. 

É possível se basear em alguns modelos disponíveis na internet, sendo que existem milhares deles. Mas é importante ter em mente que o tipo ideal é aquele que atende às necessidades do projeto e, claro, do público-alvo.

Blog para divulgação de conteúdo

Os conteúdos conseguem esclarecer as dúvidas dos prospects e mostrar toda a experiência que uma empresa tem naquilo que faz. Então, se um escritório de engenharia multidisciplinar cria conteúdos de valor, ele também consegue se comunicar melhor.

Os conteúdos se encaixam numa das estratégias mais importantes de marketing digital: o marketing de conteúdo. Eles até podem ser publicados no site, mas o ideal é usar um blog exclusivamente para isso.

Isso porque, no blog, o cliente em potencial pode encontrar materiais que complementam seus interesses, dessa forma, eles podem assumir diferentes formatos, como vídeos e infográficos.

Site responsivo

Devido ao acesso à internet por dispositivos móveis ser cada vez mais comum, é fundamental que o site seja responsivo, pois ele se adapta a qualquer tamanho de tela e melhora a experiência do usuário.

Importante dizer que esse é mais um ponto valorizado pelos buscadores, por isso as empresas devem ficar atentas. Afinal, nenhum cliente gosta de entrar em um site que não carrega ou que não se adapta à tela. 

Imagens de qualidade

Uma imagem fala mais que mil palavras. Esse ditado não é à toa, afinal, além de ler sobre os projetos, os potenciais clientes gostam de ver imagens. O mundo atual é muito visual, por isso a escolha de fotos de qualidade é imprescindível.

Search Engine Optimization

Por fim, é importante investir em estratégias de SEO, ou Otimização para Motores de Busca. É necessário ter atenção com esse ponto, principalmente, nos conteúdos a serem publicados no seu site.

Além disso, até mesmo a URL de cada página e o endereço do site devem contar com estratégias de SEO. Dessa forma, a sua página será facilmente encontrada durante uma pesquisa. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.